O (quase) banheiro da minha Tia

  Ontem, uma terça-feira SUPER congelante em Curitiba eu fui na casa da minha querida tia para vermos um curso que, se der tudo certo, conto aqui para vocês! A tarde nos rendeu boas risadas acompanhadas de um cafezinho.
Minha Tia estava relembrando da infância e adolescência dela e começou a contar como era a casa onde ela morava e como ela tomava banho. Daí você pensa: “Tomando ué!”, mas se engana.
Infelizmente não achei nenhuma foto autoexplicativa, por isso vou tentar descrever o tal banheiro.

  Segundo ela, meu avó que não era muito caprichoso, fez um banheiro (daqueles afastados da casa) que não tinha encanamento (aliás, nenhuma outra parte da casa tinha!). Então, para tomar banho era preciso colocar água em um balde e puxar a cordinha, a água escorria pelo chão, que era feito de madeira com várias frestas para que a água saísse. E sim, dava para tomar banho quente: era só esquentar a água no fogão à lenha!
Para sair cheirosinho limpo do banho eles usavam um sabonete da marca Gessy (quando não ganhavam o Lux), que segundo minha tia era um dos mais baratinhos e fedidos da época. Esse sabonete era utilizado para lavar o corpo e o cabelo, mas não podiam lavar os pés com ele, pois como andavam descalço eles ficavam muito encardidos. Para os pés usavam sabão feito em casa e uma escovinha, que quase arrancava o couro fora (Palavras da Tia).

Será que era esse o tal sabonete?!

Será que era esse o tal sabonete?!

Ok, então você pensa: “Como eles conseguiam tomar banho assim?!”, mas essa pra mim não é a pior parte! Meu avó fez o banheiro sem telhado!!! Sim, você podia olhar o céu enquanto se lavava e ainda tinha que cuidar para não ter ninguém espionando de cima das árvores!

  Depois de ouvir minha tia falando isso, eu fiquei me achando muito sortuda por ter um banheiro com água encanada, chuveiro à gás, um sabonete cheirosinho e poder comprar produtos para o meu cabelo! Não consigo nem me imaginar tomando banho em um lugar assim, e é depois de muitas histórias assim que eu paro para pensar o quanto eu reclamo da vida, mesmo ela sendo bem mais fácil do que foi para os meus pais.

Não queria deixar o post muito grande, mas não teve jeito! Tinha que contar tudinho bem detalhado!
E vocês, se imaginam tomando banho nesse quase banheiro ??

A imagem foi retirada desse site. Pelo que eu vi no site, o sabonete era muito bom para época…minha Tia deveria estar comparando com os sabonetes de hoje!

despedidablog

6 comentários sobre “O (quase) banheiro da minha Tia

  1. Muito divertida a história da sua tia,
    tenho certeza que meus parentes já passaram por isso tmbm
    muito comum no brasil até bem menos tempo do que as pessoas imaginam

    bjs
    adorei a embalagem do sabonete. =D

    Curtir isso

Deixe uma resposta

